Historial
Basta haver vida para sonhar e basta sonhar para despertar, abrindo novos horizontes na vida e fazer história como essa que se segue, a história do Colégio.
O Colégio 1-2-3 ostenta um passado difícil e uma trajectória complexa porquanto brotou de pensamento de uma pessoa singular. A professora Cármen Coelho é a personalidade em referência.
Foi em gesto de cumprir com a lei do prosseguimento da vida por um lado e por outro, para minorar as dificuldades que alguns alunos tinham na assimilação da matéria académica que lhes era transmitida nas escolas. Trata-se neste último caso, das aulas de explicação nesta casa, iniciadas pela professora Cármen Coelho no ano de 1994, dando assim o grande primeiro passo que alicerçou toda a acçăo subsequente.
Evoluindo nas suas ideias, aquela professora viu a necessidade inadiável de dar o seu contributo na formaçăo de quadros, fazendo assim uma petiçăo ŕs autoridades de direito, na expectativa de viabilizarem a abertura de um colégio para o ensino particular, o Colégio 1-2-3.
Em 1997, face a solicitação feita pela professora, lhe é outorgada o despacho de autorização de exercício em causa, por sua excelência o senhor Ex-delegado da Huíla, o Senhor Paulo Dala.
Assim no dia 1 Abril de 1997 iniciam as aulas no primeiro e único bloco existente na altura. Após isso, já uma luz se deslumbrava no grande projecto, permitindo que no dia 31 de Maio se procedesse a inauguração oficial do Colégio na presença de sua excelência, o senhor Governador Provincial da Huíla, o General Kundi Paihama, alguns dirigentes da educação, pais e encarregados de educaçăo.
Finalmente, em 1999 surge o Despacho de sua excelência o Senhor Ministro da educação, aprovando a legalização do referido Estabelecimento de Ensino.
É de louvar a afincada colaboração do seu esposo o Senhor Leonel Saudades, que prestou a sua valiosa colaboração no crescimento do projecto desta instituição desde o I bloco até ao espaço que o horizonte apresenta actualmente.
Assim, analisando a caminho trilhado, bem como o processo jurídico-laboral até a sua fase eminente, deliberou-se o seguinte:
- Fica firmado neste historial o dia 1 de Abril como o dia do Colégio 1-2-3, pois foi o dia em que se abriu as portas para a ministraçăo das aulas e o atendimento oficial ao público.
Memorável seja o dia 1 de Abril e que o mesmo seja comemorado anualmente.
“Grandes feitos nunca acontecem sem esforço.”
Níveis
Ensino primário:
- Pré a 6ª Classe
I Ciclo do ensino secundário:
- 7ª Classe a 9ª Classe
II Ciclo do ensino secundário:
- 10ª Classe a 12ª Classe
Hino do colégio 1-2-3
Somos o Colégio um dois três
Somos um jardim a florir
Somos o futuro que promete
A nossa amizade é como o saber
R/ Ser sincero dócil e justo
Ser educado, humilde e paciente
Ser aplicado, exemplar e amável
Este será o nosso ideal.
Ó Colégio um dois três
És a nossa querida casa
Debaixo do teu tecto nos forjamos
Lutando contra a ignorância
Nós somos o futuro
Nós somos o caminho da esperança
Somos o caminho que conduz ao progresso
A nossa pureza é luz para paz.
Somos uma nascente
Que vai sendo rio
Que corre para o mar do saber
Nós somos um dois três
De măos dadas e coraçăo aberto
Marchamos para o futuro
Construindo a história
Nós somos um dois três
Corpo Directivo
Conheças as pessoas que fazem parte do corpo directivo do colégio 1-2-3